Bom, vamos ter mais uma opção de esportivo que não é só uma adaptação com kit aerodinâmico. Ele deverá custar entre 65 e 70 mil reais, menos que um Civic SI, mas mais que um Punto T-Jet. Também tínhamos o Golf GTI, mas pelo seu baixo volume de vendas, saiu de linha. Ele usava rodas aro17", com pneus 205/50 R17 e tinha um motor 1.8 20v (5 válvulas por cilindro) com turbo, somente à gasolina. Ele produzia 193 cv com gasolina de alta octanagem (98 octanas). Com gasolina normal, ele produzia cerca de 185 cv. Custava cerca de 95 mil reais.
Bom, vamos falar dos concorrentes ainda em linha. O Civic SI usa um motor 2.0 16v, somente à gasolina também, como todos os carros citados aqui, com um câmbio manual de 5 marchas. Tem 192 cv de potência e usa rodas de liga aro 17" com pneus 215/45 R17, e tem tração dianteira, novamente como todos os carros aqui citados. Custa, básico, R$100.056,00. Tem como velocidade máxima, de acordo com o site http://www2.uol.com.br/bestcars/comp3/si-gti-7.htm, 225,7 km/h e faz de 0 a 100 km/h em 8,3 segundos com gasolina premium, a de alta octanagem, e em 8,4 segundos com gasolina comum.

O Koup faz de 0 a 96 km/h (foi a única coisa que achei, mas é próximo. 96 km/h é a conversão de 60 mph, milhas por hora) em 8,5 segundos com motor 2.0, câmbio manual de 5 marchas, e velocidade máxima de 208 km/h. Já o 2.4 faz de o a 96 km/h em 7,1 segundos, e tem como velocidade máxima 216 km/h, com câmbio manual de 6 marchas. Usa rodas aro 16" com pneus 205/55 R16.
Na verdade, nenhum desses é um esportivo verdadeiro. Geralmente eles tem motor ou boxer ou em V (V6, V8...) e/ou com turbo, compressor e turbocompressor (motor dianteiro, traseiro, central...) e tração traseira ou integral, e os superesportivos tem motores que vão de V8 à W16, como o Bugatti Veyron. Mas são muito mais esportivos do que aqueles carros que só ganham um kit aerodinâmico e, de vez em quando, abaixam um pouco a suspensão e ganham máscara negra nos faróis e lanternas. Mas são uma ótima opção para quem não tem dinheiro para esportivos/superesportivos e querem algo a mais do que kit aerodinâmico.
Obrigado Maximiliano (para quem não sabe, dono do ótimo blog Racionauto) por me dar as informações de velocidade do Koup.
ResponderExcluir