quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Especial Hatches Médios - Parte 3: Orientais

    Esta é a penúltima parte do especial Hatches Médios, em que vou falar dos seguintes carros: i30, Tiida e Impreza. Os dois últimos, a não ser quando tem alguma novidade, praticamente nunca apareceram em comparativos de revistas especializadas.


    O i30, da Hyundai, em 5 meses, tomou o primeiro lugar no ranking de vendas do seu segmento, que era liderado pelo Astra há anos, mas não se sabe se continuará assim por muito tempo, pois o que pode estar acontecendo é o efeito novidade, em que o produto vende muito nos primeiros meses, e depois se estabiliza, vendendo menos do que no 2° mês, por exemplo. Ele é importado da Coreia (sem acento mesmo, que perdeu na reforma ortográfica) e, justamente por isso, vem com motor que só bebe gasolina, um 2.0 16v de 145 cv e 19 kgfm de torque. Com esse motor, ele chega, partindo do zero, aos 100 km/h em 9,6 s, e chega aos 178 km/h (Quatro Rodas/Auto Esporte). De acordo com a Quatro Rodas, o i30, que está em sua frota do Longa Duração, faz 10,1 km/l na cidade e 12,4 km/l na estrada.


    Não achei os nomes das versões, e quando achava todas eram chamadas GLS, por isso vou apresentando-as aos poucos. A básica manual, de 54 mil reais, vem com ar-condicionado, airbag duplo e câmbio manual (com câmbio automático, a conta sobe para 58 mil). Acima desta versão, há uma outra, que parte de 63 mil, que traz o ar-condicionado digital, mas câmbio manual. Esta versão com câmbio automático, que custa R$ 69.900,00 , vem com 4 airbags. Já a versão top de linha vem com sensor de estacionamento, ESP, disqueteria e couro, tudo isso por 72 mil reais.



    Já o Tiida, da Nissan, passou recentemente por pequenas mudanças para a linha 2010. Esperava-se que o carro ficaria como este bege que apareceu no Notícias Automotivas, mas infelizmente não ficou. Pouca coisa, dentre elas a grade frontal, novas rodas na versão SL e destravamento das portas sem chave (é só ela estar perto do sensor, apertar um botão e a porta abre), além do hatch ter ficado mais barato. Seu motor, um 1.8 de 126 cv com álcool e 17,5 de torque, leva o carro, quando equipado com câmbio manual (geralmente mais rápido que a versão automática),  à 195 km/h, e faz de 0 a 100 em 11 s. Confira os preços:

Tiida S MT Flex: R$ 48.990
Tiida S AT Flex: R$ 53.990
Tiida SL MT Flex: R$ 52.990
Tiida SL AT Flex: R$ 57.990

    
    O carro é bem completo de série, e, embora seja bem equipado e barato, vende pouco graças à pouca propaganda que a marca faz (não só do Tiida, do Sentra também) e do seu visual que muitos não gostam. Dentre os equipamentos de série da versão S, além dos 3 anos de garantia, estão computador de bordo com dois hodômetros parciais, consumo médio e indicador de autonomia em tempo real e CD Player com MP3 e entrada para Ipod. Na SL são incluídos: ABS com BAS (assistente de frenagem) e EBD (distribuição eletrônica de frenagem) e piloto automático. O câmbio manual possui 6 marchas, enquanto o automático, 4 marchas (é comum em sedãs e hatches médios ter câmbio manual de 5 marchas, mais comum, e câmbio automático de 4).


    E o Impreza, o último carro do especial, é o mais esquecido de todos. Nunca o vi em nenhum comparativo de hatches médios, e só falam dele quando tem novidades. Talvez por não ser muito completo de série, mas dizem que é um carro para quem gosta de dirigir.Como disse um membro da comunidade da Quatro Rodas: "Como disse a QR: 'Não há sensor de estacionamento, bancos de couro, travamento automático nas portas ou sensor de chuva, mas dá para instalar. Agora, quero ver pôr tração integral num Vectra GT-X...' " Ele tem 3 opções de motorização: 1.5, 2.0 e 2.5, todos movidos somente à gasolina (por serem todos importados do Japão) e com 16v. Esses motores também são todos boxers. O menor motor, o 1.5, que produz 115 cv e cerca de 10,6 kgfm de torque, leva o carro de 0 a 100 km/h em 14 s, e chega aos 175 km/h. Com esse motor, o carro consome 10,4 km/l na cidade e 15,8 na cidade. Já o 2.0, que faz  carro ter uma média de consumo de 9 e 14,5 km/l, na cidade e na estrada, leva o carro de 160 cv e 14,7 kgfm de 0 a 100 km/h em 9,6 s, e tem como velocidade máxima os 193 km/h. O 2.5, por ser muito caro (versão WRX custa cerca de 130 mil, e a WRX STI, 220 mil), não será considerado no Especial, mas se quiser mais informações, clique aqui. As informações acima foram retiradas do site Auto Evolution, aparentemente de uma revista americana (agradeça ao Victor, que achou esse site, pois se eu fosse esperar a resposta da Subaru, que o Maximiliano está esperando também, iria demorar muito. Mas assim que as tiver, eu postarei para ver se tem alguma diferença do que eu postei, embora muitas vezes as montadoras exagerem um pouco). Pode haver uma pequena margem de erro, pois nos EUA as medidas são diferentes, e calculei sozinho, já que não achava em nenhum site brasileiro.


    O 1.5, que custa R$ 55.900,00, vem com câmbio manual de 5 marchas (quando equipado com câmbio automáticode 4 marchas, o preço sobe para R$ 57.900,00, de acordo com a tabela de preços Molicar ), tração integral (de série em todas as versões, uma herança dos ralis de velocidade), direção  hidráulica, volante com regulagem de altura e profundidade, lanternas traseiras com LEDs, ABS com EBD, air bag duplo frontal, apoio de cabeça dianteiros ativos, aerofólio traseiro com brake-light incorporado, e rodas de liga aro 15". Já o 2.0, que parte de R$ 69.400,00, preço que vai aos R$ 71.400,00 quando equipado com câmbio automático se seguirmos a mesma lógica de preço do 1.5, vem com direção elétrica e rodas aro 16" a mais.
    Essa foi a penúltima parte do Especial Hatches Médios, e a próxima, que nao deverá demorar tanto, só terá o Ranking de vendas de 2009, e de Janeiro de 2010. Amanhã estarei postando alguns links com notícias e começarei a escrever sobre Genebra, e logo depois sobre os muscles americanos.
    Então, até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário