sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Enquanto não instalo o Photoshop...


Enquanto não instalo o Photoshop, vou comentar sobre alguns carros. Bom, vou falar do Agile e seu polêmico design, principalmente da frente. Sou suspeito para falar do Agile, já que gosto da Chevrolet, embora tenha a linha defasada e já na hora de mudar, e tenho um Chevrolet, como você pode ver no último post antes desse.
    O Agile, lançamento mais importante da GM desde o Celta (no Brasil), usa o mesmo motor 1.4 de Corsa/Montana/Meriva e Prisma, que tem, respectivamente, 105/99 cv e 97/95 cv, e o Agile tem 102/97 cv. Já no quesito torque, o Corsa e seus derivados tem  13,4/13,2 mkgf; o Agile, 13,5/13,2 mkgf; e o sedã do Celta, 13,7/13,2 mkgf (todos dados da QR). No futuro, talvez ele ganhe o motor 1.8 que atualmente tem 114/112 cv e 18,5/17,8 mkgf e quipa, na linha Chevrolet, Meriva e Montana e, na linha Fiat, Palio, Siena, Palio Adventure, Punto e Idea, devido a um antigo acordo entre as marcas, mas logo vai ser substituído, na Fiat, pelos motores 1.6 16v Tritec. Já na Chevrolet seu futuro é incerto, não se sabe por quanto tempo eles vão manter do jeito que está e quando vão renová-lo. Aliás, a necessidade não é só no 1.8, mas no 2.0 também, por ser praticamente  mesmo desde o Monza.

   Voltando ao Agile, vamos falar do visual dele. Na traseira, pelo que me lembro, não criticaram. Não é lindo, mas está muito bom para a proposta dele. Já na lateral, dois erros, que também concordo que poderiam ser melhores: o plástico na coluna C, que continua a linha dos vidros, e as rodas pequenas se comparadas ao tamanho da caixa de roda. Ele usa rodas aro 15", com calotas na versão LT e de liga na versão LTZ, e que usam pneus 185/60 R15. Falaremos das versões do carro mais tarde. Já na frente muitas pessoas criticam os faróis enormes e a grade igualmente grande (fizeram lá no Orkut uma montagem com a grade de um caminhão da GMC). Eu não achei ruim, mas cada um tem a sua opinião. Falando no visual, recentemente a GM está vendendo kits de personalização, que são instalados na concessionária, chamados Sport e Sunny. O primeiro tem rodas de liga aro 16", máscara negra nos faróis e na lanterna, saias laterais, aerofólio traseiro e spoiler dianteiro e traseiro, ou seja, é um kit para os que gostam de carros visualmente esportios. Já o kit Sunny é para os aventureiros, mas é só no visual, já que a altura da suspensão continua a mesma. Ele inclui aerofólio traseiro, protetores de para-choques, rack de teto e as mesmas rodas aro 16" do kit Sport. O ki Sport custa 5.346 reais, e o Sunny custa 4.393 reais, mas cada item pode ser comprado separadamente na concessionária.(Para ver como ficou o Agile com esses kits, acesse http://quatrorodas.abril.com.br/noticias/agile-ganha-kits-sunny-sport-210690_p.shtml ).
    O interior é bom, com bom espaço interno, próximo ao do Sandero, e tem o maior porta-malas da categoria, com 327 litros (Os concorrentes têm: Sandero, 320 litros, e Fox tem de 260 à 353 litros, devido ao banco corrediço, mas prejudica o espaço interno). O painel do Agile agrada, embora seja feito de plásticos duros, mas nada fora do normal, já que muitos outros carros nessa faixa de preço (e até em carros de categoria suerior), usam usa um conceito chamado de duplo cockpit, usado pela primira vez no Corvette de 1953, e tem uma iluminação na cor Ice Blue, embora com um defeito: o ponteiro do conta-giros, conforme a rotação do motor sobe, ele desce. Os bancos tem um efeito de baixo relevo, chamado embossed, recentemente usado no novo Crossfox. Mas o Agile tem seus defeitos: No porta-malas, falta um defletor de calor acima do abafador traseiro, e que acaba esquentando o lado esquerdo do porta-malas. E o pé do passageiro pode esbarrar em uma mangueira do ar-condicionado, derrubando água no carpete. E também falta abertura interna do porta-malas, ou seja, tem que usar a chave para abrir. Também criticaram muito o volante. Tire suas próprias conclusões.
    Agora vamos falar do preço. A versão LT, a básica, vem com calotas, direção hidráulica, banco do motorista com regulagem de altura, ar quente, limpador do vidro traseiro, computador de bordo e cruise control, que mantém a velocidade sem a necessidade de pisar no acelerador, útil em viagens. A LTZ tem faróis de neblina, rádio com Bluetooth e entradas auxiliares, trio elétrico (travas, retrovisores e vidros (dianteiros) elétricos), alarme, coluna de direção com ajuste de altura e banco traseiro bipartido e dianteiro rebatível a mais do que a LT. Já como opcionais ambas as versões tem ar-condicionado "digital" (só a tela é digital, os ajustes são analógicos) e airbag duplo dianteiro. Já a versão LTZ tem como opcionais exclusivos da versão vidros traseiros elétricos, ABS e lanterna de neblina. A versão LT tem como preço inicial, sem opcionais, R$37.708,00 e a LTZ R$39.601,00.

Concorrentes 

Os principais concorrentes do Agile são o Novo Fox e o Sandero. O Punto também é, mas só porque tem preço próximo ao do trio e pelo fraco motor 1.4, ele é de uma categoria superior, os Compactos Premiun, que Polo e C3 também fazem parte. Eu definiria o trio Agile-Fox-Sandero como "Compactos Emergentes", já que estão em uma categoria superior de Palio-Gol e cia., e uma categoria abaixo de Punto-Polo-C3.Vamos começar pelo Fox. Ele usa, além do problemático motor 1.0, o motor 1.6 VHT que também equipa Gol e Polo, e tem 104/101 cv e 15,6/15,4 mkgf de torque, e usa rodas aro 15" com pneus 195/55 R15. Ele parte, na versão Prime sem o câmbio automatizado ASG, de R$ 40.598,00 de acordo com a tabela FIPE (http://carros.uol.com.br/fipe/). Já o Sandero pode vir com os seguintes motores:1.0 16v, 1.6 8v e 1.6 16v. Vou usar o 1.6 8v para a comparação: ele tem 95/92 cv e 14,1 e 13,7 kgfm de torque, e usa rodas aro 15" com pneus 185/65 R15. Ele parte de R$40.999,00, na série especial Vibe, também de acordo com a tabela FIPE.

Se eu compraria um Agile? Não, porque o Corsa é melhor, tem subchassi, o porta-malas não esquenta e não tem os eventuais riscos de carros recém-lançados. E  Agile usa uma suspensão parecida com a do Celta. E o Corsa tem motor mais potente, mesmo que por pouca coisa. Mas se fosse para escolher um dos três, escolheria ele ou o Sandero, carro que também gosto muito. Bom, não gosto do Fox, mas, no geral, ele é um bom carro, só não teria um por não gostar da maca e também devido aos problemas que estão dando no Gol e Voyage. Vamos ver se a VW corrigiu os erros no Fox.

Agora vamos esperar a picape para substituir a Montana e o jipinho para competir com o EcoSport que serão feitos a partir do Agile e, quem sabe, um sedã.

Algumas imagens e informações foram tiradas do site da QR, e outras imagens eu peguei no Google imagens. (hehe).
 


2 comentários:

  1. CARALHO QUE TEXTO GRANDE. Eu levo dias pra ler isso quando estou com preguiça (mentira). Hahahaha, bom texto esse. Gostei do jeito que escreveu.

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  2. Pelo menos não escreveu Geito...
    E esqueceu de dar a sua nota.

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