sexta-feira, 30 de julho de 2010

Nova Fiat Idea

    A Fiat acaba de lançar a Idea 2011. Lançada em 2005, em sua primeira renovação, ela ganha os novos motores 1.6 16v e 1.8 16v E-torQ, ex-Tritec, antiga fábrica de motores da BMW que produzia motores para a Mini.


    Além dos motores, ela ganha novo visual, com faróis de dupla parábola inclinados, capô vincado, novo parachoques, retrovisores com piscas com iluminação por LEDs embutidos, lanternas com LEDs (é o primeiro modelo fabricado aqui no Brasil a vir com iluminação por LEDs na traseira de série) e nova tampa do porta-malas. Apesar da mudança no exterior, o painel continua o mesmo, só mudou o volante e o grafismo do quadro de instrumentos, e os bancos, com novos tecidos e, para o motorista, mais posições para se ajeitar melhor ao volante.


    Até então, a Idea vinha nas versões ELX, com o 1.4 de 81 cv e 12,4 kgfm, e a HLX com o velho 1.8 de origem GM, com 114 cv e 18,5 kgfm, também utilizado pela Adventure. Agora, a minivan vem em 4 versões: Attractive, com o mesmo 1.4 antigo (não o mesmo que agora equipa o novo Uno, com 88 cv), a Essence, com o 1.6 16v de 117 cv e 16,8 kgfm, a Sporting, somente com o 1.8 16v de 132 cv e 18,9 kgfm, e a Adventure, também com o 1.8 16v. Os novos motores E-torQ podem vir opcionalmente com o câmbio automatizado Dualogic.


    Vamos ao conteúdo das versões: a Attractive 1.4, a versão de entrada, vem com: direção hidráulica, vidros dianteiros elétricos, assim com as travas, volante coma ajuste de altura, computador de bordo, ajuste de altura do banco do motorista, banco traseiro bipartido, com os 3 apoios de cabeça com regulagem de altura, maçanetas e retrovisores na cor do carro, grade frontal cromada, limpador traseiro com acionamento automático quando a ré é engatada, e o sistema Follow Me Home, que deixa o farol baixo aceso por 30 segundos depois que o motorista deixa o carro.


    A versão Essence 1.6 16v vem com os mesmos itens da Attractive, só que com motor mais forte e com opcionais inexistentes na Attractive, como bancos em couro, teto solar, subwoofer, sensores laterais e airbags laterais, dentre outros opcionais disponíveis em ambas as versões.


    Já a Sporting 1.8 16v vem com um visual mais "invocado": saias aerodinâmicas, aerofólio, rodas de liga leve aro 16", máscara negra nos faróis, ar-condicionado, rádio com MP3 e retrovisores elétricos. Dentre os opcionais, estão sensor de estacionamento e freios com sistema ABS.


    Para terminar, a versão Adventure, com o visual típico da família Adventure, com parachoques sem pintura, com faróis de neblina e de milha, molduras nos paralamas, nova faixa lateral e grade cromada com o nome da versão. Dentre os itens de série, estão, além de todos da Sporting, ABS, airbag duplo, barras no teto, protetor de cárter, bússola e inclinômetros, e volante em couro e sistema Locker são opcionais.


    Confira os preços:
Idea Attractive 1.4: R$ 43.590
Idea Essence 1.6 16V: R$ 45.610
Idea Essence 1.6 16V Dualogic: R$ 47.720
Idea Sporting 1.8 16V: R$ 54.280
Idea Sporting 1.8 16V Dualogic: R$ 56.390
Idea Adventure 1.8 16V: R$ 56.900
Idea Adventure 1.8 16V Dualogic: R$ 59.010


    Esses motores também equipam a linha 2011 do Punto, com os mesmos nomes das versões (Attractive 1.4, Essence 1.6 e Sporting 1.8), e logo deverão equipar outros modelos da marca italiana, como Linea e família Palio.

    Confira também os preços do Punto 2011:
Attractive 1.4 8V: R$ 39.290
Essence 1.6 16V: R$ 44.190
Essence 1.8 16V: R$ 46.250
Essence 1.8 16V Dualogic: R$ 48.750
Sporting 1.8 16V: R$ 51.200
Sporting 1.8 16V Dualogic: R$ 53.730
T-Jet 1.4 Turbo: R$ 64.670

    Bem, foi isso. Não entrei nos últimos dois dias, e acabei não escrevendo sobre o Vette. Hoje também não escrevi para escrever sobre esse lançamento, e farei com outros lançamentos e salões, além de algumas reportagens sobre a história dos carros, algo que já está acontecendo com o Ícones Americanos e continuará, só ainda não sei com que carros. 
    Até a próxima!

Fontes: Quatro Rodas, Auto Esporte, Net Car Show

Nenhum comentário:

Postar um comentário