sábado, 5 de março de 2011

Ícones Brasileiros: Adamo GT

  
    Numa época de importações proibidas, carros fora-de-série, principalmente esportivos, eram muito comuns. Dentre muitos outros, estava o Adamo GT. A Adamo Veículos, empresa que fabricava esportivos de fibra de vidro, com chassi e mecânica VW, apresentou o primeiro protótipo do GT no Salão de 1968. No Salão seguinte, em 1970, Milton Adamo, dono da empresa, apresentou o GT. Era uma mistura de bugue e roadster, já que não possuía portas ou teto rígido, com o motor 1.3 da VW. Até 1972, foram feitas 150 unidades, quando parou de ser fabricado.


    Dois anos depois, em 1974, surgia o GT-2 (na foto, num teste para a Quatro Rodas na época). Pela carroceria, era concorrente de outros esportivos como Puma e SP2. Na dianteira, haviam 4 faróis sem cobertura plástica, enquanto a traseira lembrava a Ferrari Dino. Levava apenas 2 pessoas (o espaço atrás dos bancos era um complemento ao pequeno porta-malas), e o motor era o 1.5 da VW. Em 1979, a versão GTL era lançada. Concorrente do Dardo e do Puma GTE, tinha a carroceria fechada, inspirada na Ferrari 308 GT. Faróis escamoteáveis, lanternas do Alfa Romeo Ti e painel voltado ao motorista completavam o conjunto. De tanto parecer com as Ferraris da época, não é raro achar Adamos com logos da Ferrari espalhados pelo carro. Apesar disso, os Adamos não animavam muito: a versão GTL, por exemplo, produzia apenas 70 cv, com o motor 1.6 VW com carburação dupla e os mesmos escapamentos do Puma. E os freios, a disco nas rodas dianteiras e tambor nas traseiras, eram superdimensionados.


     Depois do GTL, a Adamo ainda fabricou outros dois conversíveis com o mesmo motor 1.6 da GTL, o GTM (parecido com a Ferrari Mondial Cabriolet) e a C2. No final dos anos 80, ainda foram lançados as versões CRX, com o 1.8 VW (esse, já refrigerado a água), e o AC2000, este o último Adamo, com o motor 2.0, também da VW. Mesmo com esse motor, o carro ainda decepcionava, apesar da evolução e relação aos primeiros modelos.


    Apesar de ser apenas mais um fora-de-série, e de seu desempenho modesto, o modelo cativou os brasileiros pelo seu visual, que lembrava as Ferraris numa época de importações proibidas. Um Ícone Brasileiro.
    Até a próxima!

Fontes:

Texto:
Quatro Rodas - Vrum

Imagens:   
Autos Clássicos - Fórum Fusca Brasil 1 - Fórum Fusca Brasil 2 - Role do Fusca

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