sábado, 9 de janeiro de 2010

Câmbios automatizados


 
    Meriva Easytronic; 500, Stilo, Linea, Palio, Siena, Idea e Palio Adventure Dualogic; Polo, Fox, Gol e Voyage I-Motion: todos esses têm câmbio automatizados. Não são automáticos, mas trocam a marcha sem interferência humana, como se tivesse uma mão e um pé mecânicos que fazem a troca no seu lugar. Apesar de terem embreagem, não tem pedal de embreagem e ela não se desgasta tanto quanto se fosse um humano pisando na embreagem, pois pisa e muda a marcha na hora certa, que fazem isso por meio de sensoresde velocidade e rotação do motor.




    Obviamente tem as suas vantagens e desvantagens. Os pontos fortes são: custam cerca da metade do preço de um câmbio automático; são mais leves, e consequentemente ajudam no consumo do carro, fator beneficiado por trocas na hora certa; reduz o desgaste da embreagem, como dito anteriormente; e dão opções de troca automática ou manual, que pode ser feita através de borboletas (paddle shifts) atrás do volante, no caso dos carros da VW; e dá um descanso para o seu pé esquerdo no anda-e-para do trânsito das grandes cidades.

    Já os pontos fracos são, basicamente, dois: quando a marcha é trocada, se sente um tranco que incomoda, que pode ser amenizado se o motorista der uma aliviada no acelerador; e são ruins de arrancada em situações extremas, pois não aumentam o giro do motor além do necessário.
    Mas, mesmo com as suas desvantagens, já viraram moda. Da lista de carros que está no começo da matéria, a maior parte foi lançada o ano passado, com exceção de Meriva, Stilo e Linea. A VW diz que 35% das vendas do Polo são da versão I-Motion. Como são mais baratos de produzir do que automáticos e, com a produção em larga escala, esse preço abaixa ainda mais, as montadoras estão investindo nesse tipo de câmbio. De acordo com a Vrum, esse tipo de câmbio será aperfeiçoado e substituirá os câmbios automáticos em longo prazo.


 
    Vamos aos detalhes. Começando pela pioneira, a Meriva Easytronic. A opção de câmbio automatizado Easytronic começou em 2007, e continua até hoje, e vem de série na Meriva 1.8, mas não está disponível na 1.4, que parte dos 47 mil reais. O sistema do Easytronic é o Luk, de acionamento elétrico. No câmbio da GM, qualquer toque que você fassa para mudar a marcha, entende que é para mudar para o modo manual, coisa que não acontece com o Dualogic, por exemplo. Dizem que logo o Easytronic equipará o Agile 1.4, pois dizem que não terá versão 1.8. Vamos esperar.


 
    Já o sistema da Fiat, o Dualogic, estreou no Stilo. A marca insiste em dizer que o câmbio Dualogic é automático, mas não é. No final do ano retrasado, no lançamento do Linea, o câmbio também passou a equipar o Linea e, mais recentemente, Palio, Siena, Palio Adventure, Idea Adventure e 500, todos com o mesmo motor 1.8 da Meriva, exceto o 500.O único com motor 1.8 que ainda não tem o Dualogic é o Punto, que está esperando a chegada dos novos mototres Tritec para equipar o carro com o câmbio automatizado. O sistema do Dualogic foi desenvolvido pela Magneti Marelli e tem acionamento hidráulico. No Stilo, por causa do software, se sente mais trancos do que no Idea, carro com que o câmbio se dá melhor, pois não tem a mesma configuração dos novos. O mais barato desses carros com cÂmbio automatizado é o Palio ELX 1.8, que custa cerca de 37 mil reais.




    Já o câmbio automatizado da VW, o ASG, cujo sistema também foi feito pela Magneti Marlli, equipa o Gol 1.6 (o mais barato, custando cerca de 34 mil reais), Voyage, Fox e Polo, e também poderá equipar o CrossFox e a SpaceFox. A marca diz que o seu câmbio automatizado é mais suave que o dos concorrentes, pois tem aperfeiçoamentos que os outros câmbios não tem. Nos VW automatizados, um volante com borboletas para trocas manuais, o mesmo do Passat CC, um carro de pouco mais de 170 mil reais, é opcional, em um pacote que vem, entre outras coisas, rádio com MP3 e entradas auxiliares.. É recomendável para quem quer uma condução mais esportiva, mas o volante em couro com comandos do rádio destoam do interior simples.
    A revista Carro, em seu teste dos 100 dias, dividiu o prazo em 3 e testou 3 carros automatizados: Meriva Easytronic, Idea Adventure Locker Dualogic e Polo I-Motion. Se quiser ver como foi o teste, que está acabando, acesse http://testedos100dias.com.br/automatizados/.


 
    Não vai demorar muito para as outras marcas terem seus automatizados, pois são mais baratos de fabricar, mas não pense que isso é coisa para "populares". Vários carros bem mais caros, dentr eles superesportivos, contam com esse câmbio - mas, obviamente, bem mais modernos, com câmbio sequencial, de dupla embreagem, que acaba com os trancos, e, geralmente, 6 ou 7 marchas, dentre eles, BMW Z4, Ferrari 458 Italia, Porsche Panamera e Audi RS6.
    Resumindo, tem o que melhorar nos carros mais baratos, mas são uma ótima e barata solução para dar um descanso para o seu pé esquerdo.

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