quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Salão de Detroit


    A cada dois anos, o Salão do Automóvel volta para o mesmo lugar. Nessa época do ano, em anos pares, acontece em Detroit, EUA. |No caso, do dia 11 até o dia 24 de janeiro. Muitas novidades estão sendo apresentadas nesse salão, dentre eles o Aveo RS, GMC Granite, Novo Focus, VW NCC, Toyota FT-CH, entre outros, e vou falar um pouco de cada um.

 
    Vamos começar pelo Aveo RS, o "azulzinho" que está lá em cima. Ele ainda é um conceito, mas é a nova geração do Aveo atual, que aparece na foto em que tem dois dele. O conceito, pelo menos, tem um motor Ecotec 1.4 turbo de 138 cv e 20,4 kgfm de torque, e deverá custar cerca de 10 mil euros no Reino Unido, onde começará a ser vendido em 2011.

 
    Na época em que não se tinha muitas informações do projeto Viva, que é a família do Agile, falavam que o Aveo era o projeto Viva, ou pelo menos um carro parecido. Agora, já falaram muitas coisas em relação a esse carro, e também sobre o Opel Corsa e o Spark, ou Matiz.

 
    Por exemplo: antes da apresentação do Aveo RS, a Auto Esporte, na edição desse mês, falou que o Spark, o "verdinho", irá substituir o Celta em 2012, ou seja, era o projeto Ônix. Agora, a própria Auto Esporte fala que é o Aveo. Outros disseram a mesma coisa do Aveo, mas com a plataforma do Spark. Também falam, ou falavam, pelo menos, que o Aveo substituirá o Corsa, ou que viria aima do Agile, no lugar das versões mais caras deste e do Astra, e falaram a mesma coisa do Opel Corsa, que já foi flagrado aqui. Enfim, falam tanta coisa que não se tem nada concreto. A Chevrolet apresenta no salão, além do Aveo, o Spark e o Agile.


    Enfim, como não temos nada confirmado, vamos falar de outros carros do Salão. O VW NCC, ou New Compact Coupe, é, como o nome diz, um conceito de cupê compacto. Ele pode ser considerado o relançamento do cupê do Jetta no mercado. No caso do carro exposto no Salão, é um híbrido, que usa um motor 1.4 turbo de 148 cv, com um câmbio sequencial de sete marchas, e um motor elétrico de 20 Kw. Geralmente híbridos são econômicos, e essse não foge da regra, com uma média de 19,5 km/l usando os dois motores, mas sem deixar o desempenho de lado, com uma aceleração de 0 a 100 km/h em 8,1 s e 226 km/h de velocidade máxima.

    
    Já a GMC, ou General Motors Canadian, um braço da GM no Canadá, apresendou o conceito Granite, para concorrer com Kia Soul e Scion xB. O Conceito tem portas traseiras suicidas que abrem em sentido oposto às portas dianterias. As rodas são bem grandes, aro 20", e os faróis usam LEDs. No interior, linhas com visual retrô e instrumentos inspirados em aviões. O motor, um 1.4 turbo (caramba, notaram que todos que falei até agora usam um motor 1.4 turbo??), de 138 cv e aproximadamente 20 kgfm de torque.


    A Toyota apresentou o FT-CH, um protótipo que antecipa algumas linhas do Prius. Não se tem informações técnicas do carro, mas a nova geração do híbrido levará a Toyota a abrir uma nova divisão da marca.


    Outro carro que também foi apresentado foi a 3ª geração do Ford Focus. O nosso não é a segunda, seria uma geração 2,5, já que é uma reestilização da segunda, que não chegou a ser vendida no Brasil. Essa versão começará a ser vendida nos EUA e na Europa em 2011, e, de acordo com Auto Esporte, será produzido aqui a partir de 2014, ano em que também começará a ser vendido.


    Como vocês devem ter notado, os faróis não mudaram muito, mas o resto, como grade, lanternas, que passaram da coluna para o espaço entre a lateral e a tampa do porta-malas, linha de cintura, entre outros. O Focus das fotos usa um motor 2.0 com injeção direta e está acoplado a uma transmissão automática de dupla embreagem e 6 marchas. Outros tipos de motorização serão oferecidas, como uma a diesel, evolução do Duratorq, ainda não confirmada, e outra versão elétrica, confirmada para 2011.

   
    O sedã tem uma traseira mais bem acertada do que a atual, que lembra muito a do Fiesta Sedan atual - esse Focus tem umas linhas do Verve, se você observar com atenção. Bom, se elogiavam muito o carro, imagina agora com esses equipamentos: sistema multimídia SYNC de 8" que exibe informações do MyFord, que tem funções de Bluetooth, GPS e comando de voz; destravamento das portas e ignição sem chave; câmera de ré traseira e sistema semi-automático que manobra o carro sem intervenção do motorista, que torna a manobra de estacionar mais fácil - poderá não ser tão bom no lançamento, pois a nova geração do Civic, Cruze, Polo, provavelmente Corolla e outros sedãs médios estão chegando, e vão melhorar, pois a disputa está acirrada.
    
 
    Outro carro que está no salão é um conceito da Mini, que se chama Beachcomber Comcept, um jipinho 4x4, pneus para uso em terrenos acidentados, com estepe na traseira e portas e teto removível, e leva até 4 pessoas. Não tem saídas de ar, pois o carro, de acordo com a marca, foi feito para ser usado ao ar livre. No lugar delas, estão caixas de som.

 
    Um carro que foi apresentado pouco antes do salão foi o Cadillac CTS-V Coupé, uma versão nervosa, que usa o mesmo motor do Corvette, um 6.2 V8 com compressor, mas um pouco menos potente, com "apenas" 556 cv e 76,1 kgfm de torque, números suficientes para levá-lo de 0 a 100 km/h em 3,9 s. O carro poderá vir com câmbio manual, com trocas feitas por meio de vborboletas atrás do volante, ou automática, ambas com 6 marchas.
    O que ele tem a mais da versão cupê normal: spoiler dianteiro, rodas de liga leve aro 19 ", bancos Recaro, pinças de freio Brembo e ponteira dupla de escapamento.Outro destaque é o Magnetic Ride Control, que é um sistema de amortecedores com tecnologia magnetoreológica no lugar de válvulas mecânicas, o que resulta em uma leitura mais precisa das imperfeições do asfalto, por causa de vários sensores instalados em todas as rodas. A suspensão tem dois modos: Esporte e Turismo.
 

    Agora vou listar alguns carros, não vou detalhá-los muito, só uma descrição básica. Vamos lá: a BMW apresentou dois carros: Concept Active E, um elétrico baseado no Série 1 e tem, pelo menos, 160 km de autonomia; e o Z4 sDrive35is, a versão mais esportiva e veloz do Z4. A Cadillac, além do CTS-V Coupé, também apresentou o XTS Platinum Concept, um conceito que mostra algumas linhas dos futuros modelos da marca.


    Já a Dodge apresentou mais uma versão do Viper, que logo sairá de linha, mas a montadora garante que voltará: é a 1:33, uma série limitada a 33 carros, e todos serão iguais ao da foto. Ele tem 600 cv e faz de 0 a 325 km/h em 14 s, mais rápido do que alguns populares nacionais fazem de 0 a 100 km/h. Já a Ford, além do Focus, apresentou a linha 2011 do Mustang GT, em que a única coisa que mudou foi a potência, que aumentou para 412 cv, quase 100 cv a mais do que tem a versão GT atualmente. E a GMC, além do Granite, apresentou o Acadia Denali em uma versão mais requintada e com itens exclusivos, como, por exemplo, acabamento interno exclusivo, faróis de xenônio, isolamento acústico reforçado, bancos revestidos em couro com aquecimento e refrigeração, head-up display (que projeta as informações do painel de instrumentos no para-brisa) e volante revestido em couro com detalhes em madeira.


    Já a japonesa Honda apresentou o CR-Z, um cupê híbrido, que a montadora fez para homenagear o CRX, um esportivo compacto pouco conhecido por aqui, mas fez sucesso em outras partes do globo. Ele tem no total 122 cv, e usa um motor elétrico e outro, um 1.5 i-VTEC.

   
    A coreana Hiunday apresentou um conceito, o Blue-Will Concept, e a versão reestilizada do Santa Fé. O conceito Blue-Will é um híbrido que servirá para desenvolvimento de novas tecnologias e o visual dá dicas de como serão os futuros compactos da marca. Já o Santa Fé mudou pouca coisa, mais na frente, onde mudaram grade e capô. Os motores mudaram também: os  velhos 2.7 e 3.3 V6 deram lugar a novos motores, um 2.4, o mesmo que equipa o ix35, de 175 cv, e um 3.5 V6 de 278 cv.


    Já a montadora alemã Mercedes Benz apresentou o Classe E Cabrio, a versão conversível do Classe E. Ele é o sucessor do CLK e, dentre as novidades, estão o AIRCAP, que reduz a turbulência e o barulho quando a capota está aberta. Ele tem 7 tipos de motorização, 3 a diesel e 4 a gasolina, com potência entre 170 e 388 cv, e está prevista uma versão de 525 cv, preparada pela AMG. E a sueca Volvo apresentou o C30 elétrico, que tem autonomia de 150 km, e faz de 0 a 100 km/h em menos de 11 s e em como velocidade máxima 130 km/h.



 
    Enfim, foi isso até agora. Vou tentar escrever sobre os salões como fiz com o de Detroit, mas não garanto que serão todos. Quando for o salão de São Paulo, eu vou e terá fotos minhas e a minha opinião sobre o carro. Me desculpem pela demora, fiquei 2 dias sem entrar na internet. Espero que tenham gostado. Postem aqui o que acharam da reportagem, se possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário