domingo, 17 de janeiro de 2010

Compactos Orientais



    Várias montadoras orientais, dentre elas Toyota, Nissan e Hyundai confirmaram que logo terão os seus compactos, desde a faixa dos 25 mil até os 40 mil, ou pelo menos isso é o esperado. A maioria, de acordo com as próprias marcas e também com as  revistas, chegarão até 2012.


    A Nissan, por exemplo, já confirmou 3 compactos que usarão a nova plataforma global: o substituto do Micra, carro vendido na Ásia e na Europa, que já foi flagrado sem disfarces, e aparece na foto que está lá em cima, e outros dois, muito provavelmente um sedan e um hatch, para competir com Gol/Palio e cia. O João Kleber Amaral, dono do blog Garagem do João, fez uma projeção do sedan, mas na época pensava que seria a versão sedan do Micra, e saiu até na Auto Esporte. De qualquer jeito, está aí em cima. Se quiser mais informações, clique aqui. Ou se quiser ver o blog, clique aqui.

    Provavelmente o motor do hatch e do sedan será o 1.6 8v ou 16v, que equipa os carros da Renault Sandero, Logan e Scénic, e também a Livina, e o Micra (poderá não ser esse nome, mas vou chamá-lo assim) provavelmente terá o motor 1.0 do Clio, Sandero e Logan. As duas marcas são parceiras, assim como a Peugeot e a Citroën, que formam a PSA, por isso compartilham os motores. Vamos lá: o 1.0 16v tem 77/76 cv, com álcool e gasolina, respectivamente, e 10,1/9,9 kgfm de torque. Já o 1.6 8v tem 95/92cv e 14,1/13,7 kgfm de torque. E o 1.6 16v te, de acordo com a Nissan, 108/104 cv e 15,3/14,9 kgfm de torque. Mas de acordo com a Renault, ele gera 112/107 cv e 15,5/15,1 kgfm. Enfim, voltando aos carros, eles começarão a ser fabricados aqui no começo de 2011.



    Já a Toyota apresentou, no Salão de Nova Déli, o Etios, nas versões hatch e sedan. Ainda é um protótipo, mas será bem parecido na sua versão final. O interior do protótipo tem duas cores: algo perto do branco, e vermelho, mas não espere nada do tipo quando o carro chegar nas concessionárias. Os preços, não se sabe, mas o carro foi feito para mercados emergentes. Mas isso pode não significar muita coisa, pois o Honda City também foi feito para esse tipo de mercado, mas é vendido a preço de sedã médio, e a maioria é melhor em vários aspectos, mas mesmo assim vende bem.




  
    Não se tem informações técnicas, pelo menos para o Brasil, mas quem sabe não vão usar o motor 1.6 16v VVT-i de 110 cv, uma versão feita para deficientes físicos. Mas a Toyota divulgou a cilindrada de dois motores que equiparão o Etios: primeiramente um 1.5 à gasolina, e um 1.2, em um segundo momento.



    Já a Hyundai, que trouxe o I30, que já é sucesso de vendas e ultrapassou o Astra no ranking de vendas, líder absoluto há anos, trará para o Brasil até 2012 o i20, ou uma versão simplificada dele, um "i15", pois ela quer um carro para competir com Gol/Palio e cia., e não os compactos premium, com quem competiria se viesse com equipamentos iguais ou parecidos ao europeu. Quem sabe eles também tragam pra cá o i10, o substituto do Atos, que já foi vendido no Brasil. Por via das dúvidas, falarei dos dois.
    O i20, o azulzinho que aparece nas duas fotos, na Europa usa os seguintes motores, todos movidos à gasolina: 1.2 de 78 cv, 1.4 de 100 cv e 1.6 de 126 cv. Os equipamentos a seguir não são de série em todas as versões, mas a maioria é. Dentre os equipamentos, estão: volante com regulagem de altura e profundidade, vidros elétricos nas 4 portas, retrovisores elétricos com encolhimento (esses dois últimos opcionais), controles eletrônicos de estabilidade e tração, airbags frontais, laterais e de cortina, além da longa garantia de 5 anos, pelo menos lá na Europa, que cobre todos os modelos,até o mais barato, no caso o próprio i20. O visual é bem parecido com o Opel Corsa, mas aqui no Brasil não tem problema, pois o nosso Corsa está desatualizado, e provavelmente nunca será.



    Já o substituto do Atos, o i10, usa um motor 1.2 de  cv, e o modelo que será vendido na Argentina vem com os seguintes itens de série: ABS, airbag duplo, trio elétrico e rádio com CD e MP3 Player. O preço é de 27 mil, pelo menos na Argentina. Se vier por esse preço, com esses itens, venderá bem, talvez melhor que os chineses, que vem com pacote de itens praticamente igual, mas com uma qualidade duvidosa e sofrerão com a fama que tem os produtos chineses.
    Bom, é isso o que as marcas japonesas e coreanas estão planejando para o mercado brasileiro, na área dos compactos, até 2012. Talvez a próxima postagem demore um pouco, a não ser que tenha alguma notícia importante nesse meio tempo, pois estou preparando uma matéria sobre hatches médios (todos os 10 do mercado brasileiro, se não me esqueci de algum). Para não demorar tanto, vou dividir em 3 grupos: defasados, americanos e franceses, e orientais. Logo depois, outra matéria sobre sedãs médios, mas ainda não tenho nada tão planejado como tenho para os hatches médios. Se vocês gostarem, farei o mesmo com outras categorias. Então, até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário