terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Hatches médios - Parte 1: Os Defasados


    Atualmente, os hatches médios são 10 no mercado brasileiro, sem contar todas as suas versões e motorizações: Astra, Stilo, Golf, Vectra GT, 307, C4, Tiida, Focus, Impreza e i30. Eu os dividi em 3 grupos: Defasados, onde estão Astra, Stilo e Golf, Americanos e Franceses, com Vectra GT, Focus, 307 e C4, e os Orientais, onde se encontram i30, Tiida e Impreza. Vou falar sobre todos eles, todas as versões, motorizações e , na 3ª parte, o ranking de vendas.

    Vou começar pelos Defasados, como indica o título. Eu os coloquei nesse grupo pois são os que estão há mais tempo no mercado com poucas atualizações, e, mesmo assim, vendem bem. Até a chegada do i30, o Astra era o primeiro em vendas há anos, seguido por Golf e Focus, mas quando ainda havia a versão velha e a nova só estava disponível com motor 2.0.


    Por ordem alfabética, o Astra é o primeiro. Ele está há 11 anos no mercado, mas com poucas alterações. Já recebeu vários motores, de 1.8 à 2.0 16v, com potência entre 110 cv e 140 cv, potência do atual motor 2.0 8v que também equipa o Vectra. Bom, o que interessa sobre o Astra é a que está sendo vendida hoje, somente na versão Advantage. Como adiantei, ele usa o mesmo motor 2.0 8v do Vectra e do Vectra GT, de 140/133 cv e 19,7/18,9 kgfm de torque. Ele faz de 0 a 100 km/h em 10,6 s e tem como velocidade máxima, de acordo com a Chevrolet, 200 km/h. Já no consumo, a fábrica divulga alguns números: com álcool, faz no trecho urbano 7,5 km/l e no trecho rodoviário, 11 km/l; e, com gasolina, 10,5 km/l na cidade e 16,4 km/l em trecho roviário. Mas ele tem como consumo urbano 5,3 km/l e, como consumo rodoviário, 8,8 km/l, usando álcool. No porta-malas cabem 420 l, e tem um tanque de combustível de 52 l. Com a segunda média de consumo e pelo tamanho do tanque, faz com um tanque cheio de álcool, na estrada, 458 km.


    O carro vem bem completo: ar-condicionado digital, direção hidráulica, trio elétrico, retrovisor interno eletrocrômico, regulagem de altura dos faróis, rodas de 16 polegadas (da antiga versão SS), faróis de neblina, spoilers laterais e ponteira de escapamento, tudo de série desde a versão básica, que custa R$ 45.884,00. Mesmo tendo alguns equipamentos que, de vez em quando, carros de categorias superiores, como das marcas Audi, Mercedes e BMW, esquecem de colocar em seus carros, falta coisas básicas, como rádio. Outros opcionais são: aerofólio traseiro, airbag duplo, piloto automático, câmbio automático de 4 marchas, entre outros, como faróis com máscara negra, sensor de estacionamento, e até uma geladeira, que é vendida pela concessionária. O preço do carro completo, com todos os opcionais de fábrica, é de R$ 54.284,00.


    Já o Golf, outro velho conhecido usa dois motores (antigamente tinha 3, o da versão GTI, que não existe mais), um 1.6 que também equipa a família Gol, Fox e Polo, de 103/101 cv e 15,6/15,4 kgfm de torque; e um 2.0 de 120/116 cv e 18,4/17,7 kgfm de torque. O Golf 1.6 faz de 0 a 100 km/h em 12 s e tem como velocidade máxima 188 km/h, de acordo com a VW. Ele tem como consumo urbano 7,4 km/l e consumo rodoviário, 9,4 km/l. No porta-malas cabem 336 l.


    Ele tem, no total, 5 versões: 1.6 flex, de R$ 48.220,00; Sportline, de R$ 52.819,00; 2.0 flex, de R$ 54.588,00; GT, de R$ 60.298,00; e Black Edition, o carro das fotos, de 63.975,00. Todos os preços são das versões básicas. Desde a 1.6 flex le vem com: ar-condicionado digital, CD Player, freios a disco nas quatro rodas, sensor de estacionamento traseiro, retrovisor tilt-down, que aponta para baixo quando se engata a ré, e rodas de liga aro 15". Já a versão especial Black Edition vem com os seguintes equipamentos, entre outras coisas: faróis com máscara negra, bancos com tecido especial Bionic, detalhes em aço escovado, CD Player com entradas USB e Ipod, duplo airbag, ABS e câmbio automático sequencial de 6 marchas.



    E o Fiat Stilo vem com o mesmo motor 1.8 que equipa a maior parte da linha Fiat, a Meriva e a Montana, que são da GM, origem dos motores. Logo, como acaba o contrato entre as duas marcas, o motor será substituído pelo 1.6 16v Tritec, que provavelmente estreará no Punto, juntamente com o câmbio Dualogic para o carro, não disponível até então. Esse motor tem 114/112 cv e 18,5/17,8 kgfm de torque. Suas médias de consumo são de 7,7 km/l na cidade e 10,8 km/l, usando combustível renovável. Em seu porta-malas, cabem 380 l, e tem uma autonomia de 626 km, graças ao seu tanque de 58 l.
    Ele tem, no total, 7 versões, considerando as versões manuais e automatizadas (embora a Fiat insista que o Dualogic é automático, é um automatizado. Se quiser mais informações sobre isso, veja Câmbios Automatizados). Para facilitar, vou fazer uma lista:
Stilo 1.8 8v Attractive - R$ 46.780,00
Stilo 1.8 8v Attractive Dualogic - R$ 49.290,00
Stilo 1.8 8v - R$ 50.440,00
Stilo 1.8 8v Dualogic- R$ 52.880,00
Stilo 1.8 8v Sporting- R$ 60.900,00
Stilo 1.8 8v Sporting Dualogic- R$ 63.430,00
Stilo 1.8 8v Blackmotion Dualogic- R$66.300,00



    A versão Attractive é a mais nova, e surgiu por causa da chegada do Novo Focus 1.6. Ela é, obviamente, a versão mais barata, e tem, como principais itens de série: ar-condicionado analógico com saídas para o banco traseiro (fazem parte do projeto, não tem como retirá-los),  faróis de neblina, rodas aro 15"com calotas, vidros elétricos dianteiros e direção elétrica, de série em todas as versões. Isso mesmo, rádio é opcional e o carro tem calotas. Dentre outros opcionais, estão airbag duplo, ABS, vidros elétricos traseiros, rodas de liga aro 15" ou 16", e na versão Dualogic pode vir com controle de velocidade e forração de couro no volante, com borboletas para troca de marchas. Mas a configuração top de linha dessa versão, não vale a pena, pois tem preço próximo a de outras versões mais recheadas. Já a versão topo-de-linha Blackmotion vem muito mais completa do que a Attractive, com os seguintes itens de série:rodas de liga aro 17" pintadas na cor Dark Shadow, exclusiva da versão, teto-solar Sky Window, ar-condicionado Dual Temp, bancos revestidos parcialmente em couro, volante com borboletas para troca de marchas, ABS, airbag duplo e CD Player com entradas para USB e Ipod com Bluetooth. Dentre os opcionais, estão, entre outros, airbags laterais, sensor de estacionamento, chuva e crepuscular e parafusos antifurto. As cores disponíveis para essa versão são somente duas: Preto Vesúvio e Preto Vulcano.

    Substitutos


    Você deve estar se perguntando: "Quando serão substituídos, já que estão velhos e defasados??", ou algo parecido. Bom, se a Chevrolet repetir o que fez no lançamento do Vectra, onde o Astra ficou nas versões mais baratas, é provável que, com a chegada do Cruze, o Vectra GT tome o seu lugar, e no lugar do hatch do Vectra entrará o Cruze hatch, ainda em fase de testes.


    Já o Golf será substituído em 2012 pela 6ª geração. Detalhe: a nossa é a 4ª geração reestilizada, que alguns chamam de geração "4,5". Enquanto isso, lá na Europa, eles já tem a 6ª geração e já falam da 7ª, e até surgiram projeções na internet.


    Já o Stilo será substituído ainda esse ano pelo Bravo, e provavelmente será mantido nas versões de entrada, como ocorreu com Astra e o Focus velho, que saiu de linha recentemente, por causa do Novo Focus 1.6, carro de que vou falar na próxima parte da matéria, onde também estarão a sua versão 2.0, o Vectra GT, e os franceses C4 e 307, nas versões 1.6 e 2.0, que é o mesmo motor nos dois carros, por causa do acordo entre as marcas. Essa vai demorar um pouco, pois ainda falarei do 308 e do novo Uno, que foi flagrado sem disfarces. Então, até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário