terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Hatches Médios - Parte 2: Americanos e Franceses

    Essa é a segunda parte do especial Hatches Médios, onde estão os americanos e franceses. Antes que falem qualquer coisa, levei em conta a origem da marca, não onde o carro foi desenhado, como Vectra GT e Focus, que foram desenhados na Europa, mas suas marcas são americanas.



    Novamente por ordem alfabética, o 307 começa. Embora ele já tenha sido substituído lá na Europa pelo 308, e será por aqui também no ano que vem, ele continua com visual moderno, com a identidade da marca, inaugurada pelo 206. Ele pode ser equipado com dois motores: um 1.6 16v de 113/110 cv e 15,5/14,2 kgfm de torque, e um 2.0 16v de 151/143 cv e 22/20 kgfm de torque. O 1.6 faz de 0 a 100 km/h em 12,5 s, e chega à 190 km/h. Com álcool, faz, na cidade, 6,8 km/l, e, na estrada, 9,2 km/l. Já o 2.0 chega aos 100 km/h, partindo do zero, em 9,1 s e tem como velocidade máxima 206 km/h. O porta-malas é de 420 l.



    Vamos aos preços: a Presence, com motor 1.6, custa R$ 49.900,00. A Presence pack, com o mesmo motor, parte de R$ 53.900,00. Já a Presence Pack com motor 2.0 custa R$ 59.900,00. E a versão Feline, somente com motor 2.0, custa R$ 65.900,00. Os principais itens de série da Presence são: computador de bordo, ar-condicionado analógico, faróis com regulagem interna de altura do facho, rádio com CD Player e MP3, airbag duplo, ABS, freios a disco nas 4 rodas, com os dianteiros ventilados, trio elétrico, com vidros elétricos nas 4 portas, direção eletro-hidráulica, volante com regulagem de altura e profundidade, porta-luvas refrigerado, lanterna de neblina e rodas com calotas. Já a Presence Pack tem os seguintes itens a mais: rodas de liga ao 16", comandos do rádio no volante e faróis de neblina, entre outros.
    A Presence 2.0 só tem o motor e câmbio automático Tiptronic System Porsche de 4 marchasa mais, e perde comando do rádio no volante, de acordo com a própria Peugeot. Já a Feline vem com muita coisa a mais de série: ar-condicionado digital Bi-Zone, rádio com Bluetooth , piloto automático, retrovisores com rebatimento elétrico, teto-solar elétrico, bancos e volante revestidos em couro, além do câmbio Tiptronic. Em todas as versões são opcionais: disqueteria para 5 CDs no painel, acendedor de cigarros, sensor de estacionamento traseiro e alarme. Tudo isso foi retirado diretamente do site da Peugeot.




    Continuando a ordem alfabética, vamos ao outro francês e "primo" do 307, o C4 hatch. Ele tem as mesmas opções de motorização, devido à parceria das marcas, que forma a PSA. A versão 1.6 faz de 0 a 100 km/h em 12,9 s e chega aos 180 km/h, e a versão 2.0 chega aos 100 km/h, partindo do zero, em 11 s, e chega aos 193 km/h. O 1.6 tem um consumo de 6,6 km/l na cidade e 10 km/l na estrada, enquanto a versão 2.0 faz 6 e 9 km/h, respectivamente. Seu porta-malas, de 320 litros, perde feio para o 307, que tem 420 l. Ele tem, no total, 5 versões:
C4 1.6 16v GLX - R$ 54.340,00
C4 2.0 16v GLX - R$ 57.270,00
C4 2.0 16v GLX automático - R$ 61.810,00
C4 Exclusive - R$ 65.350,00
C4 Exclusive automático - R$ 72.460,00
 


    A básica 1.6 vem com equipamentos bem parecidos com o 307 básico: ar-condicionado analógico, CD Player com MP3 com comandos no volante, computador de bordo, porta-luvas refrigerado, volante com comando central fixo, com regulagem de altura e profundidade, bancos em veludo, rodas aro 15" com calotas, airbag duplo, ABS, REF (repartidor eletrônico de frenagem), AFU (auxílio a frenagem de urgência), freios a disco nas 4 rodas, com discos ventilados na dianteira, direçaão eletro-hidráulica, faróis com regulagem elétrica e vidros elétricos nas quatro portas. Já a GLX 2.0 vem com rodas de liga aro 16" e o motor 2.0 a mais. Obviamente, a GLX 2.0 aut. só vem com câmbio automático Tiptronic de 4 marchas a mais, o mesmo que equipa alguns carros da Peugeot.
    Já a Exclusive vem com: ar-condicionado digital Bi-zone, CD Player com MP3 e Bluetooth com comandos no volante, perfumador de ambiente, com perfume francês, porta-objetos com portas no painel, sistema de reciclagem do ar, revestimento em couro dos bancos, alavanca de câmbio e volante com detalhes cromados, 4 airbags (toráx e cortina),  sensor de estacionamento traseiro, faróis de neblina, que são opcionais nos anteriores, sensor crepuscular e de chuva e retrovisor interno eletrocrômico. Já a Exclusve aut. tem alguns opcionais exclusivos, que fazem parte do pack technologique, que são, entre outros: sensor de estacionamento dianteiro, alarme, ESP com ASR (antiderrapagem), faróis de xenon direcionais bi-função e retrovisores externos rebatíveis eletricamente.



    O Focus também tem 2 motores, um 1.6 16v e um 2.0 16v, mas não são os mesmos dos franceses. A opção 1.6 é a mais nova opção no Novo Focus, que antes só estava disponível na versão 2.0. Esse 1.6 16v é da nova família Sigma, todo feito em alumínio, e ainda está em sua primeira geração por aqui. Lá na Euopa, ele produz cerca de 120 cv, enquanto aqui ele produz 115/109 cv e 16,3/15,4 kgfm de torque. O alumínio, além de ser mais leve, que resultou em uma redução de 13 kg se comparado ao Zetec 1.6, que continuará em linha na família Fiesta e no Ka. O motor 1.0 também é Zetec e o outro motor que equipa o Focus é o Duratec 2.0. Esse 2.0 16v só "bebe" gasolina, mas nos próximos meses vai virar flex, embora o EcoSport 2.0, que usa o mesmo motor, já seja flex há meses. Ele produz 145 cv e 18,9 kgfm de  torque. A versão 1.6 faz de 0 a 100 km/k em 12,9 s, e chega aos 186 km/h, de acordo com o fabricante. Ele faz 6,4 km/l na cidade e 10,3 km/l na estrada. A versão 2.0 faz de 0 a 100 km/h em 10,2 s e tem como velocidade máxima 193 km/h. Em média, faz 8,7 km/l na cidade e 13,6 na estrada, lembrando que só é movido a gasolina.
    Vamos aos preços:
Focus 1.6 GL - R$ 49.900,00
Focus 1.6 GLX - R$ 51.400,00
Focus 2.0 GLX - R$58.100,00
Focus 2.0 GLX aut. - R$62.680,00
Focus 2.0 Ghia - R$ 68.870,00
Focus 2.0 Ghia aut. - R$ 73.370,00



    A GL vem bem equipada, embora tenha maçanetas, retrovisores e aerofólio sem pintura: direção hidráulica, duplo airbag, ar-condicionado, sistema de som, volante em couro com apliques cromados, computador de bordo,vidros elétricos somente nas portas dianteiras e rodas de liga leve aro 16". Já a GLX só tem a mais a pintura nas maçanetas, retrovisores e aerofólio, vidros elétricos nas portas traseiras e, como opcional nas duas versões, ABS. Já a 2.0 GLX, de acordo com a Ford, vem com: airbag duplo, ajuste de altura dos faróis, volante com regulagem de altura e profundidade, CD Player com MP3 e entrada auxiliar, direção eletro-hidráulica, ABS com EBD e CBC, lanterna de neblina e saída do ar-condicionado para os bancos traseiros, entre outros. A Ghia, além desses equipamentos, vem com: ajuste elétrico do banco do motorista, ajuste lombar, ar-condicionado digital com controle individual de temperatura para motorista e passageiro, CD Player com entradas auxiliares USB e para Ipod e Bluetooth (com comandos por voz de ar-condicionado, áudio e telefone), controles do rádio e do piloto automático no volante, encosto de cabeça traseirospara os três ocupantes, retrovisores elétricos, aquecidos e com luz de aproximação, faróis de neblina, partida sem chave (feita por meio de um botão, e só liga se a chave estiver dentro da cabine), revestimento em couro nos bancos e manopla de câmbio, sensor de estacionamento traseiro, teto-solar elétrico e detalhes cromados no volante, entre outros. No site da Ford, diz que a versão GLX tem chave canivete, e a Ghia não, mas está errado, pois geralmente as versões mais caras tem chave deste tipo.
  


    E finalmente o Vectra GT, que só está disponível em duas versões (GT e GT-X), só tem uma opção de motor, um 2.0 8v de 140/133 cv e 19,6/18,9 kgfm de torque. Esse motor é basicamente o mesmo que equipava o Monza, mas foi sendo atualizado para atender às normas de poluição, e ao longo dos anos foi ganhando alguns cavalos a mais. Usando álcool, ele faz de 0 a 100 km/h em 11,2 s e chega aos 185 km/h. Seu consumo é de 6,8 na cidade e 9,9 na estrada. Vamos aos preços:
Vectra GT - R$ 54.313,00
Vectra GT-X - R$ 65.206,00
  


    A GT, antes da reestilização, era bem básica. Agora, que ganhou o visual do Astra europeu antes de ser substituído (sim, o nosso Vectra é, ou era, o Astra na Europa. Vectra é o nome de outro carro de uma categoria superior por lá e a Chevrolet do Brasil, quando trouxe o carro para cá, afirmou que quem podia comprar um sedan médio aqui poderia comprar um Vectra lá), ficou mais completo, mas não tão completo quanto os concorrentes (aliás, nem a GT-X é tão completa assim...), bem mais modernos. Os principais equipamentos de série da GT, de acordo com o site da Chevrolet, são: cintos para todos os ocupantes do banco traseiro, que, no lugar central, onde ficariam as pernas do passageiro, tem um porta-copos retrátil, retrovisores com setas de direção acoplados, faróis com máscara negra, lanterna de neblina e rodas de liga aro 16", entre outros. A GT-X vem com airbags duplos, faróis de neblina, ABS com EBD e rodas de liga aro 17" (na versão 2010, recebeu rodas novas. Para mais informações, clique aqui) a mais. Bem, essa lista de equipamentos que a Chevrolet disponibiliza no site está errada, falta algumas coisas como sensor de chuva (opcional), CD Player com Bluetooth e entrada para cartão SD, entre outros. Além do mais, faltam até o aro das rodas, não informado no site. Se quiser mais informações, procure em sites de revistas ou clique aqui para ver o teste feito pela Quatro Rodas na época do lançamento.

Substitutos



    Bem, eles não estão desatualizados, mas quase todos, com excessão do C4, já tem os seus substitutos definidos. Começando pelo Focus, a nova geração que foi mostrada no Salão de Detroit que aparece na foto acima.



    E o 307 será substituído pelo 308, que terá uma versão sedã também, que chega primeiro, como disse na postagem 408, nosso 308. O hatch chegará no começo do ano que vem, e quem sabe não apareça no Salão de São Paulo, no final do ano, junto com o 308 sedan, que muito provavelmente estará lá também.
   E o Vectra GT será substituído pelo Cruze hatch, que ainda não foi lançado, mas foi flagrado algumas vezes , assim como o Vectra será substituído pelo Cruze sedan, no ano que vem. ão vou colocar a foto do Cruze de novo, pois já está na primeira parte do Especial Hatches Médios.
    O C4 ainda não se tem previsão de substituto, mas sabe-se que, assim como o novo C3 tem a versão DS3, uma opção que dá mais opções de personalização em relação à versão "normal", terá a sua versão DS4.
    Esta parte não terá na 3 postagem, sobre os médios orientais, pois não há previsões, e haverá uma 4ª postagem com o ranking de vendas de 2010 e talvez as vendas do mês de janeiro.
    Mais uma vez peço desculpas pelas demoras nas postagens, não pude entrar na internet esses dias, e agora com as aulas começando, vai ficar mais difícil de fazer as postagens, mas vou me esforçar no pouco tempo que tenho disponível. Até a próxima!

Fontes: Edições de janeiro das revistas Auto Esporte, Quatro Rodas (texto e algumas fotos, como a sedo Focus) e Car and Driver; e sites oficiais de Ford, Peugeot, Citroen e Chevrolet.
    

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